Quem come glúten fica barrigudo?


MITO

No livro “Barriga de Trigo”, uma referência para defensores da dieta sem glúten, o cardiologista William Davis diz que devemos parar de consumir alimentos com glúten porque eles aumentam o nível de gordura visceral, que se acumula nas coxas, nos glúteos, na barriga e até nas mamas dos homens.

Seu argumento é que isso acontece porque massas e cereais causam picos de glicose do sangue, elevando a produção de insulina e estimulando o acúmulo dessa gordura, especialmente na barriga. A nutricionista Olga Amancio, presidente da SBAN (Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição), discorda. “O glúten é uma proteína, então não tem nada a ver com aumentar o açúcar no sangue e com o acúmulo de gordura. Desconheço um trabalho científico que diga que isso ocorre”, afirma.

É verdade que alimentos doces e ricos em farinha branca elevam o nível de açúcar no sangue e que seu alto consumo causa obesidade, mas isso tem a ver com seu teor de carboidratos. Além disso, essa regra não vale para todas as massas e cereais. As opções integrais, por exemplo, possuem um índice glicêmico (a capacidade de elevar o açúcar do sangue) tão baixo quanto o de frutas e vegetais. Uma baguete feita com farinha branca, por exemplo, tem um índice glicêmico muito elevado (95 em uma escala de 0 a 100), mas um prato de espaguete integral (42), não – muito menos um de fettucini (32).

Portanto, a saída para não disparar os níveis de insulina e para evitar a obesidade é ter uma dieta equilibrada, sem exageros à  mesa e moderando o consumo de alimentos que tenham alto índice glicêmico – confira, abaixo, os números sobre alguns alimentos típicos da nossa dieta.

ÍNDICE GLICÊMICO
Quanto menor o número, menos o alimento eleva o nível de açúcar no sangue
Baguete – 95
Arroz branco – 89
Biscoito de arroz – 82
Pizza – 80
Melancia – 72
Pão branco – 71
Banana – 62
Pão de hambúrguer – 61
Quinua – 53
Pão com grãos integrais – 51
Arroz integral – 50
Suco de laranja sem açúcar – 50
Espaguete branco – 46
Leite integral – 41
Feijão – 40
Maçã – 39
Pera – 38
Cenoura – 35
Fettucini – 32
Lentilha – 29

Fonte: Harvard Medical School

Perguntas e respostas