Quanto carboidrato
posso comer por dia?

Para manter a forma, não é preciso cortá-los do cardápio:
basta consumir esse nutriente na quantidade adequada


Os carboidratos são uma preocupação constante de quem quer se manter em forma. Por isso, tem gente que decide cortar de vez o consumo de pães e de massas por conta própria, sem orientação médica, achando que essa é a melhor forma de emagrecer.

O problema desse tipo de dieta é que, sem consumir a quantidade diária adequada de carboidratos, podemos nos sentir fracos, sem energia e até mesmo de mau humor. Então, em vez de parar de comer alimentos que contenham esse nutriente, a melhor pedida é consumi-lo na medida certa, sem exageros.

Carboidratos devem representar de 45% a 55% das calorias ingeridas, ou seja, cerca de 8 porções por dia

Vanderli Marchiori
Nutricionista

O ideal é que os carboidratos correspondam a metade de tudo o que comemos durante o dia. “Em uma dieta equilibrada, eles devem representar de 45% a 55% das calorias ingeridas, ou seja, cerca de 8 porções pequenas por dia”, explica a nutricionista Vanderli Marchiori. Uma porção corresponde a um pão francês ou duas fatias de pão de forma ou uma xícara de macarrão, por exemplo.

Esse número vale para todo tipo de carboidrato, como o presente em vegetais ou em pães, bolos e frutas. Por isso é importante obter esse nutriente de fontes variadas, segundo a Faculdade de Saúde Pública de Harvard. O importante, de acordo com as recomendações do “Healthy Eating Plate”, elaborado pela instituição para orientar o público, é privilegiar as fontes de carboidrato mais saudáveis, como os grãos e massas integrais, as frutas, os vegetais (exceto a batata) e as leguminosas.

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