O que comer antes de treinar

Lanches ricos em carboidratos são a melhor maneira
de ganhar energia para uma sessão de corrida ou de malhação


Se tem uma coisa que não pode sair do cardápio de quem faz exercício são os carboidratos, afinal eles dão energia para os músculos terem uma boa performance. Isso acontece porque os carboidratos são alimentos ricos em glicose. Uma vez liberada no sangue, ela é armazenada nos músculos na forma de glicogênio, o combustível da contração muscular. Por isso, sem glicogênio, sentimos fadiga ao fazer esforço físico.

Para não faltar disposição, portanto, o ideal é fazer um lanche rico em carboidratos cerca de uma hora antes de treinar. Alguns dos alimentos indicados para isso são frutas com mel, pão com geleia, suco de laranja, biscoitos integrais e bolo de banana — e não poderia faltar a batata doce, temperada com um pouco de mel, sugere a nutricionista Vanderli Marchiori, presidente da APFIT (Associação Paulista de Fitoterapia). “Esses lanches são os mais adequados porque liberam glicose mais rapidamente para usar na atividade física”, explica.

O lanche de quem vai fazer exercícios aeróbicos, porém, deve ser um pouco diferente do de quem vai fazer musculação, segundo a nutricionista. “Quem vai fazer exercícios aeróbicos deve ingerir mais carboidratos do que quem pratica musculação, e aumentar a dose no caso de treinos com mais de 40 minutos.”

Para completar, ela dá quatro dicas para que o lanche pré-treino caia bem:

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O QUE COMER

Carboidratos de índice glicêmico baixo e moderado proporcionam energia contínua porque liberam glicose mais lentamente no sangue



Fonte: Vanderli Marchiori

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