Biscoito água e sal
ou de arroz?

Um tem menos calorias; o outro, menos carboidratos, o que
ajuda a manter os níveis de açúcar do sangue mais estáveis.


Para cortar calorias – ou o glúten – da alimentação, tem gente que troca o biscoito de água e sal pelo de arroz na hora de fazer um lanchinho. Os biscoitos de arroz são, de fato, menos calóricos: uma porção de 100 gramas tem 330 calorias, enquanto a mesma quantidade de biscoitos água e sal tem 440, esclarece a nutricionista Vanderli Marchiori, presidente da Apfit (Associação Paulista de Fitoterapia). Mas será que fazer essa troca realmente ajuda a emagrecer?

Em termos de saciedade, não faz muita diferença optar por um ou outro, visto que, sozinho, nenhum dos dois tipos de biscoito é rico em fibras, as maiores aliadas para retardar a sensação de fome. Falando nela, o biscoito de arroz pode precipitar essa sensação, por ter maior índice glicêmico, que é a capacidade que um alimento tem de elevar o nível de glicose do sangue após ser ingerido.

Isso acontece porque o biscoito de arroz tem mais carboidratos do que o água e sal. Na digestão, esses carboidratos viram glicose, que é absorvida pela insulina. A questão é que quando liberamos muito açúcar no sangue de uma vez, há uma descarga excessiva de insulina e, portanto, uma saída repentina de glicose da nossa circulação, e esses picos nos fazem sentir fome. Já o biscoito água e sal libera glicose no sangue mais lentamente, porque tem um pouco de proteína e gordura, explica Vanderli. Em longo prazo, o excesso de insulina circulante no corpo também é um fator de risco para o desenvolvimento de doenças como o diabetes.

Por serem ricos em carboidratos, tanto o biscoito água e sal como o de arroz são excelentes fontes de energia para quem vai fazer exercícios físicos. Mas, para manter a forma, é preciso consumi-los com moderação. Na hora do lanche, por exemplo, o ideal é consumir uma porção do grupo dos carboidratos, uma porção do grupo do leite e uma porção do grupo das frutas, de acordo com a Pirâmide Alimentar Brasileira. Uma porção de biscoito água e sal, por exemplo, corresponde a cinco unidades e tem 150 calorias.



tabela

*Escala de 0 a 100
Fontes: Nutricionista Vanderli Marchiori, “Tabela Brasileira de Composição de Alimentos”
e “International Table of Glycemic Index and Glycemic Load Values”

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